top of page

Setembro Amarelo: ISMC + CEDAX

Foi no 29 do mês setembro de 2022 que os estudantes e os psicanalistas do Instituto de Saúde Mental e do Comportamento (ISMC) responderam ao convite do Colégio Estadual Dr. Adino Xavier (CEDAX) para participar da intervenção pedagógica realizada na escola, para o evento de prevenção ao suicídio e a automutilação.


Com a receptividade de uma escola totalmente envolvida na temática de prevenção ao suicídio por meio de cartazes, murais, totens informativos e vários enfeites para gerar impactos pedagógicos e sensibilização subjetiva, nossa equipe veio contribuir com palestras, acolhimentos individuais e dinâmicas de grupo. Ao todo foram 4 apresentações de palestras, 28 acolhimentos individuais espontâneos e 3 sessões de dinâmica de grupo.


A psicanalista Natália Espíndola, expressou a sua impressão sobre o dia de intervenção no comportamento suicida e de automutilação:

O que mais me impressionou foi como os adolescentes estão sedentos por atenção e não tiveram vergonha de ser expor e compartilhar momentos íntimos da vida deles. Quando viram que estavam sendo aceitos e sendo ouvidos, sem julgamentos, eles compartilharam seus segredos e a forma com que se expressavam sobre o que os levaram a ter comportamento suicida. Isso me tocou profundamente. Vi adolescentes emocionados em perceber que a pessoa mais importante da vida dela ela era mesma, que nunca tinha se dado conta de como ela era especial.

O psicanalista Wellington Espíndola, se impressionou com a estrutura do Colégio Estadual Adino Xavier:

O CEDAX parece um verdadeiro campus, com uma infraestrutura bem acima da média para um colégio estadual. Além disso, percebi, por parte dos alunos, um diferencial no que tange a organização, atenção e ao respeito conosco, os visitantes. Nos sentimos bem acolhidos, e sentimos um real interesse por parte dos discentes de saber mais sobre os temas de saúde mental, dos transtornos mais comuns e seus sintomas, e também de como poderiam procurar ajuda ou contribuir para ajudar a alguém próximo. E eu entendi um pouco o porquê disso quando tive a oportunidade de conversar com alguns professores da instituição: pessoas também diferenciadas, com um senso de propósito muito grande. Percebi que existe uma harmonia muito grande entre docentes, diretores e funcionários de outros setores, numa atmosfera de muito trabalho, mas também de contentamento.

Dias de preparação

Os dias de preparação dos psicanalistas do ISMC foram longos e intensos, repletos de atenção e de preocupação com cada detalhe. Para que nossos trabalhos se tornassem mais leves e fluídos, contamos com total apoio das professoras orientadoras educacionais da escola, a Gisele e Dayana Jardim; de toda a direção escolar e de todos os funcionários.


Nossa equipe se dividiu em grupos focais para evoluir cada frente de ação desejada. Foram consideradas as diferenças de acolhimento psicanalítico, ponderada cada ação das dinâmicas e foi elaborada uma blusa para servir de comunicação visual aos alunos que, porventura, necessitassem de serem ouvidos. A arte, gentilmente elaborada pela artista Jack Nery, privilegiou elementos dos jovens, tal como as cores do TikTok e o movimento jovial e das poses das redes sociais, ficaram por conta do desenho.



Nossa equipe

Estiveram neste evento, no turno da manhã e da tarde, seis componentes da nossa equipe. Da esquerda para a direita: Louhayne Alves, Diogo Bonioli, Elza Fernandes, Natália Espíndola, Wellington Espíndola e Neuma Nascimento, todos do Cartel 2 do (Per)Curso de Psicanálise.


E depois disso tudo?

Ao contrário do que é comum, o ISMC não desejou fazer uma intervenção paliativa. Isso quer dizer que os acolhimentos individuais foram acompanhados com proximidade até serem vinculados aos dispositivos legais, gratuitos ou populares, de acordo com as necessidades de cada um. Os grupos de palestras e dinâmicas, por ter um certo distanciamento, foram indicados os meios de comunicação com o CVV (Centro de Valorização da Vida) e telefones de contatos dos locais de apoio psicológico mais próximos da escola.


Nossos agradecimentos

Nós, psicanalistas do ISMC, agradecemos à direção do CEDAX, as orientadoras educacionais e demais funcionários pelo carinho, receptividade e confiança nos nossos trabalhos, estudos e pesquisas. Nosso desejo é que este evento escolar seja referência para todas as outras escolas, públicas e privadas, para este tema que atinge frontalmente aos jovens escolares.


Sobre o Setembro Amarelo

Setembro Amarelo é o mês (de 1 a 30 de setembro) dedicado à prevenção do suicídio. Trata-se de uma campanha, que teve início no Brasil em 2015, e que visa conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. É nesse mês que no dia 10 se comemora o dia mundial de prevenção do suicídio.


Através das campanhas, diversas ações são realizadas para o combate e a prevenção ao suicídio, visando sensibilizar a sociedade e os profissionais da saúde para que se atentem aos sintomas do problema.


Caso você ou alguém próximo esteja passando por problemas relacionados com a saúde mental, pode acessar os seguintes canais de ajuda:


Serviço de Psicologia Aplicada - SPA


Faculdade Maria Thereza - FAMATH (Niterói, RJ)

Telefone: 21 2707-3502

Email: coordspa@mariathereza.com.br

Inscrição on-line: http://186.215.205.94/famathweb/spainscricao.aspx


Universidade Veiga de Almeida (Niterói-RJ)

Telefone: 2138-4931


Faculdade Estácio de Sá (Niterói-RJ)

Telefone: 21 2707-7366


Sites de ajuda:


Telefones de emergência:

Disque-denúncia 100

Samu 192

Bombeiros 193


Denunciar crimes on-line:


Saiba mais sobre bullying e cyberbullying:


Acompanhe as redes:




133 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page