top of page

Prevenção ao Suicídio em Caxias

Convidado pelo Departamento de Atenção à Saúde Mental, parte da Secretaria Municipal de Saúde, da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias, o Prof. Diogo Bonioli, tomou parte da mesa, como simposista convidado, do XII Fórum de Saúde Mental de Duque de Caxias.


O evento que ocorreu no auditório da UNIGRANRIO, no dia 28 de setembro de 2022, e teve como título geral "Vamos conversar, juntos somos mais fortes". Totalmente gratuito e aberto ao público, o clima amistoso, distribuição de lembrancinhas e um delicioso bolo demonstrou-se que o acolhimento é a melhor forma de se conquistar a fala de uma pessoa que sofre uma dor muito dita, mas pouco falada.


Foi neste dia e cenário que o professor Diogo Bonioli apresentou a visão psicanalítica da dor que uma pessoa com ideação suicida ou comportamento de automutilação deseja "matar". Enquanto o senso comum apenas diz que o suicida não deseja acabar com a vida, mas com a dor. Desta forma, o professor demonstrou a psicodinâmica do masoquismo moral e da melancolia como os dois sofrimentos psíquicos mais comuns que conduzem ao pensamento insistente de dar fim à própria vida.


Acompanharam como simposista da mesa, o Prof. Dr. José Carlos Tavares, do Instituto AssitTCC, que destacou os impactados das redes sociais no comportamento suicida e o Prof. Dr. Luis Antônio, com suas considerações sobre o sentido da vida como método de conservação da vida.


Agradecemos aos profissionais deste departamento e esperamos que nossa fala tenha contribuído para toda assistência e com ideias para a secretaria de saúde da Prefeitura de Caxias.





Acompanhe as redes:





PS: ainda aguardamos as fotos oficiais da prefeitura

49 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page