Nos dias 26 e 27 de julho de 2024, o Prof. Diogo Bonioli, esteve no Colégio La Salle, de Toledo, para o encerramento da semana com todos os que compõe o quadro de funcionários da instituição. Estiveram presente os docentes, a equipe de TI, time da secretaria, as pessoas do serviços gerais e todos gestores para a formação sob o tema FEEDBACK.
Foram 1.099,45 Km percorridos, de avião, para o encontro com a equipe lassalista que abrilhantam os trabalhos do Colégio La Salle Toledo, na cidade de Toledo, estado do Paraná. Porém, para um ideal que nos aproxima e para o desejo que nos move, nenhuma distância é limitadora para um encontro de formação pedagógica com todos que atuam na escola.
As semanas pedagógicas acontecem antes do retorno das férias de janeiro; e, antes do retorno do recesso de julho. Estes momentos, fazem partes do carisma das Escolas Cristãs de La Salle, portanto, todas as instituições lassalistas organizam com muito esmero, cuidado e carinho este momento pedagógico para alinhamentos de equipes, formação continuada, estabelecimento de tarefas e metas, reflexões espirituais e novidades didáticas.
O tema Feedback tema foi elaborado com intuito de atender as demandas da avaliação institucional realizada em toda a rede La Salle e para nutrir os novos passos da instituição que sempre almejou pelo desenvolvimento dos seus colaboradores com a intenção de ofertar as melhores reconhecimentos e desenvolvimentos profissionais, metodologias de ensino e o melhor dos recursos humanos para os seus alunos e responsáveis.
A Programação
No dia 26/07, o primeiro encontro foi restrito para direção, a equipe de coordenação e os líderes dos setores administrativos. O título da apresentação foi "A construção da cultura avaliativa e a importância do Feedback: como fazer?"
Este encontro teve como objetivos: (1) destacar a importância do feedback para a escola e como ferramenta de gestão; (2)realizar exercícios práticos de identificação e caracterização dos tipos de feedback do dia a dia; e, (3) possibilitar treinamento de técnicas de como preparar um feedback em situações delicadas e como devolutiva de uma avaliação.
Como não poderia faltar, também tivemos espaço para dinâmica de grupo onde refletimos sobre as dificuldades de transmitir uma mensagem.
Dia 27/07 - Este foi o momento do auge do nosso treinamento no La Salle, pois tivemos a participação de mais de 140 pessoas para ouvir, treinar e refletir sobre o tema "A construção da cultura avaliativa e a importância do Feedback: como receber?"
Os objetivo deste encontro foram: (1) inscrever a lógica da cultura avaliativa como algo que sempre foi aplicado por São João Batista de La Salle, mas que pode ter sido abandonado por alguns e visto como algo tenebroso por fazerem associar às novas "necropolítica" de exploração do trabalhador; (2) fundamentar a ideia de que receber feedback requer preparação e que existem técnicas para evitar conflitos e desgastes emocionais; (3) demonstrar que receber feedback é um ato de cuidado, gestão de talento, atenção para a saúde integral do trabalhador e engajamento institucional; (4) apresentar o feedback como um ato profissional, separado do pessoal, e que problemas com autoestima podem tornar este processo dificultoso; (5) treinar o olhar perceptivo sobre o que é crítica construtiva e críticas destrutiva e saber reconhecê-las; (6) capacitar aos participantes na habilidade de ouvir o feedback e de realizar um feedback ao seu líder, quando necessário.
E, como perfaz o costume, tivemos espaço para outra dinâmica de grupo onde refletimos sobre a diferença entre foco na limitação e foco na potencialidade; e, também sobre as dificuldades de comunicação, principalmente durante o feedback.
Inovação e TIC's
As atividades propostas pelo professor não acontecem na formalidade arcaica da didática onde um sabe e fala o tempo inteiro; enquanto, todos os outros, nada saberiam e deveriam permanecer em silencio para reter informações.
Conforme dizia Comenius, autor da Didática Magna, os estudantes ou a audiência da palestra
deverão ser conduzidos sem dificuldade, sem enfado, sem gritos e pancadas, praticamente brincando e divertindo-se, aos mais elevados graus do saber (p. 38)
Nestes dias, a INOVAÇÃO e as TIC's (Tecnologias da Informação e da Comunicação) estiveram fortemente presentes. Coube a Inteligência Artificial (IA) criar as situações para as atividades que avaliamos os tipos de críticas e os tipos de feedbacks. E, também, no registro das respostas destas avaliações, que eram registradas no smartphone dos participantes, registradas de forma anônima e apresentadas na tela, em tempo real, de forma ordenada e contabilizada, favorecendo a discussão dos gabaritos e reordenação dos pensamentos de quem ainda pudesse não ter compreendido a teoria do feedback.
Evidente que estes recursos, em si, são para tornar as atividades mais dinâmicas, mais fáceis para a aprendizagem; mas, também, para incentivar e provocar a criatividade dos docentes quanto ao uso das TIC's e das inovações na sala de aula.
O Colégio La Salle Toledo
Desde 1957, o Colégio La Salle Toledo, está no estado do Paraná; e, oferta para os municípios ao seu entorno a escolarização da Educação Infantil ao Ensino Médio sob as luzes do santo fundador das Escolas Cristãs, São João Batista de La Salle, e um olhar todo especial para as exigências do século XXI fazendo uma proposta de conexão dos valores a um ensino de qualidade.
Localizado no Jardim La Salle, a instituição conta com mais de 22 mil metros quadrados, com uma área verde fabulosa, quaras, laboratórios, internet aberta para todos os alunos e visitantes e um comprometimento com as tecnologias como ferramenta para inovar e potencializar o processo de ensino-aprendizagem.
A organização escolar conta com a direção do Irmão Prof. André Luís Müller e da vice direção do Irmão Prof. Taylon de Amorim Torres. A coordenação pedagógica está sob a regência da Profª Rosângela Freitas (educação infantil); a Profª Anna Luiza (fundamental I); a Profª Cíntia Silvia (fundamenetal II) e a Profª Josiane Protti (ensino médio); por fim, a supervisão administrativa está sob a responsabilidade da Profª Aparecida Graça.
Agradecimentos
Ao diretor Ir. André Luís, ao corpo técnico pedagógico da escola e aos professores e demais profissionais presentes, nossa gratidão por trazer tão lindos frutos e participação ativa neste nosso encontro.
Comments